Guia do Aluno - UML

Apresentação

Ícone do curso

O curso Introdução à Linguagem UML apresenta os mais importantes elementos da linguagem de modelagem UML.

Objetivos

Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • identificar os princípios básicos de utilização da linguagem de modelagem UML;
  • aplicar os recursos de modelagem da linguagem UML;
  • identificar a sintaxe específica dos elementos e diagramas da linguagem UML;
  • aplicar os princípios de utilização da linguagem, tratados no ambiente de aprendizagem, em situações diferentes daquelas em que foram exemplificados

Público-alvo

Equipes de desenvolvimento e outros profissionais interessados em aprender os princípios fundamentais da linguagem de modelagem UML.

Carga horária

40 horas.

Sugerimos a dedicação de, no mínimo, 1 (uma) hora diária para a navegação no curso e realização das atividades propostas.

Metodologia

Todo o conteúdo do curso será disponibilizado pela Internet, sem apoio de tutoria.
Cada módulo apresenta textos explicativos e animações que detalham aspectos específicos do conteúdo.
O curso oferece um conjunto de exercícios de múltipla escolha, que permitem a fixação e compreensão dos conteúdos abordados.
Sugerimos a dedicação de, no mínimo, 1 hora diária para a navegação no curso e realização das atividades propostas.
A navegação entre os módulos deve ser linear, pois o entendimento de um módulo pode estar relacionado ao conteúdo do módulo anterior. Desta forma, cada módulo é pré-requisito para o seguinte.



Entre esses recursos, destacam-se:

  • conteúdos teóricos publicados na sala de aula virtual (Web) ;
  • exercícios de aprendizagem;
  • simulações e demonstrações;
  • uso do correio eletrônico para comunicação entre alunos/tutores/coordenação;
  • fórum (meio de comunicação remoto e assíncrono no qual os participantes discutem um tema de interesse comum).

Conteúdo programático

Módulos Conteúdo Objetivos Específicos Atividades
1. Uma breve revisão sobre Programação Orientada a Objetos
  • O que é Orientação a Objetos
  • O Por que utilizar Programação Orientada a Objetos?
  • Classes e Objetos
  • Métodos e Atributos
  • O mecanismo de herança na Programação Orientada a Objetos
  • Encapsulamento na programação orientada a objetos
  • Polimorfismo

Ao final deste módulo o participante deverá ser capaz de:

  • Identificar os princípios básicos que regem a teoria da Programação Orientada a Objetos
  • Identificar os conceitos e a sintaxe das Classes, Objetos e Métodos em Java
  • Identificar os conceitos relativos a encapsulamento e polimorfismo
Testes de Aprendizagem
2. Conceitos fundamentais da Linguagem UML
  • O que é UML
  • Por que utilizar a UML para definir sistemas orientados a objetos?
  • UML e a Modelagem Orientada a Objetos
  • Onde podemos utilizar UML
  • Os blocos de construção da UML
  • Itens da UML: estruturais; comportamentais; agrupamentos; anotacionais
  • Relacionamento em UML: Dependência; Associação; Generalização; Realização

Ao final deste módulo o participante deverá ser capaz de:

  • Identificar algumas das aplicações para a linguagem de modelagem UML
  • Descrever a relação entre UML e as linguagens orientadas a objetos
  • Descrever a estrutura e a função dos blocos de construção em UML
  • Descrever a estrutura e a função dos itens da linguagem UML
  • Identificar a estrutura e a função dos relacionamentos em UML
  • Aplicar estas estruturas na construção de aplicações simples em UML.
Testes de Aprendizagem
3. Diagramas em UML
  • Diagrama de classes;
  • Diagrama de objetos;
  • Diagrama de casos de uso;
  • Diagrama de sequências;
  • Diagrama de colaborações;
  • Diagrama de gráficos de estados;
  • Diagrama de atividades;
  • Diagrama de componentes;
  • Diagrama de implantação;

Ao final deste módulo o participante deverá ser capaz de:

  • Identificar a estrutura e a função de cada diagrama da linguagem UML
  • Aplicar os diagramas na construção de aplicações simples em UML
Testes de Aprendizagem

Avaliação

Ao final de cada módulo, será oferecido um conjunto de Exercícios com questões de múltipla escolha, de caráter avaliativo. O quadro abaixo exibe a distribuição dos pontos para cada exercício.

MóduloNº de QuestõesValorTotal
Módulo 1

1 conjunto de exercícios

5 questões de múltipla escolha 10 pontos (2 pontos por questão) 10
Módulo 2

1 conjunto de exercícios

4 questões de múltipla escolha; 12 pontos (3 pontos por questão) 12
Módulo 3

4 conjuntos de exercícios

Exercício 1: 8 questões de múltipla escolha. Questões 1 e 2 (3 pontos cada); Questões 3 a 8 (2 pontos cada); 18
Exercício 2: 1 questão de múltipla escolha. 4 pontos; 4
Exercício 3: 2 questões de múltipla escolha. 8 pontos (4 pontos por questão); 8
Exercício 4: 24 questões de múltipla escolha. 48 pontos (2 pontos por questão); 48
Total 100

7.2. Avaliação do curso

Ao final do curso, o aluno deverá responder a uma Entrevista de Opinião com o curso que abrange os seguintes aspectos:

  • estrutura do curso;
  • carga horária;
  • conteúdo;
  • nível dos exercícios apresentados.

7.3. Classificação dos Alunos

A classificação dos alunos será definida de acordo com os critérios especificados abaixo:

Alunos Aprovados: são os alunos que, ao final do curso, apresentarem pontuação igual ou superior a 70 pontos.

Alunos Reprovados: são os alunos que, ao final do curso, apresentarem aproveitamento insuficiente, ou seja, não alcançarem 70 pontos.

Certificado

Será conferido certificado aos alunos que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 70 pontos, de acordo com os critérios estabelecidos para o curso. O certificado ficará disponível após a realização dos exercícios e o envio da Entrevista de Opinião.

Canais de comunicação

AssuntoProcedimento
Dúvidas sobre navegação na plataforma Contate o suporte técnico pelo 0800-7282323 ou via e-mail: css.serpro@serpro.gov.br
Dúvidas sobre acesso e senha no ambiente de aprendizagem Contate a gestão de cursos pelo endereço: ead.conecta@serpro.gov.br
Comentários ou sugestões Registre na Entrevista de Opinião sobre o curso

Equipe responsável

Elaboração e Produção de Conteúdo:

Carlos Murilo da Silva Valadares - UNISERPRO
Melissa Morgado Costa - SERPRO

Ilustrações, Programação Visual e Produção Multimídia:

Carlos Fraiha - UNISERPRO
Silvia Regina West Reis Piruna - UNISERPRO
Antônio das Mercês Oliveira - UNISERPRO
Marcia Maria de Oliveira Santos - UNISERPRO

Revisão:

Eliana Duarte Leite - UNISERPRO
Melissa Morgado Costa - SERPRO
Denise Rodrigues de Araújo - UNISERPRO