Guia do Aluno
Scratch 3.0 Básico

Apresentação

Ícone do curso

Este curso apresenta os conceitos básicos para aprender a programar animações, jogos e muito mais usando o Scratch.

Objetivo

Ao final do curso o aluno deve estar apto a utilizar as principais funcionalidades do Scratch e criar seus próprios projetos.

Público-alvo

Este curso se destina a qualquer pessoa interessada em explorar a criatividade, se apropriando das facilidades e conhecimentos oferecidos pelo Scratch. O curso se propõe a ser, também, uma ferramenta de auxílio em uma capacitação assistida.

Carga horária

20 horas.

Para melhor gerenciamento do seu tempo, recomendamos a dedicação de 1 (uma) hora diária para a leitura do conteúdo e a realização das atividades propostas.

Metodologia

Todo o conteúdo do curso é disponibilizado em ambiente web e não possui tutoria, tratando-se, portanto, de um curso autoinstrucional.

O curso está estruturado em 4 (quatro) módulos, apresentando textos e demonstrações.

Você estabelecerá sua própria rotina de estudos e poderá realizar o curso a qualquer hora e local que lhe permita o acesso à Internet.

Conteúdo programático

Módulo Conteúdo Objetivos Educacionais
Primeiros passos Introdução
Conceitos básicos de programação
Plano cartesiano
Lógica
Fazer o cadastro e acessar o Scratch
Ao final desse módulo o aluno deve ser capaz de entender os conceitos básicos de programação, e acessar o Scratch.
Principais funcionalidades Editor de projeto
Área de palco
Área de blocos
Área de Scripts
Explorar
Informações gerais
Ao final desse módulo o aluno deve ser capaz de utilizar as principais funcionalidades do Scratch.
Experimentando o Scratch Criando um projeto Ao final desse módulo o aluno deve ser capaz de criar um projeto no Scratch.
Projeto final Projeto final Criação de um projeto final

Avaliação da Aprendizagem

Neste curso, você será avaliado por meio de uma Atividade Avaliativa existente ao final do curso, com questões fechadas. As respostas serão armazenadas e corrigidas pelo sistema.

Para ser aprovado, você deve obter o aproveitamento total mínimo de 70, de 100 pontos distribuídos no curso.

Certificado

O seu certificado de conclusão estará disponível para impressão se você alcançar aproveitamento igual ou superior a 70% na soma total das notas obtidas na Atividade Avaliativa prevista no curso.

Canais de comunicação

Assunto Procedimento
Dúvidas sobre navegação na plataforma Contate o suporte técnico pelo 0800-7282323 ou via e-mail: css.serpro@serpro.gov.br
Dúvidas sobre acesso e senha no ambiente de aprendizagem Contate a gestão de cursos pelo endereço: ead.conecta@serpro.gov.br
Comentários ou sugestões Registre na Entrevista de Opinião sobre o curso

Equipe responsável

Gestão do Projeto
Lucas Michelini Resende Amaral

Coordenação
Lélio Márcio Milagres de Assis

Especialistas no conteúdo
Alexandre Bertozzi da Silveira
José Carlos Ientz
Raimundo das Graças Lima Xavier

Design instrucional
Marina Marana Menezes
Marina Aguiar

Design gráfico
Willians Francisco Gimenes
Julio Cesar Luchesi Coelho

Instruções para inscrição

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