Este curso apresenta os conceitos básicos para aprender a programar animações, jogos e muito mais usando o Scratch.
Ao final do curso o aluno deve estar apto a utilizar as principais funcionalidades do Scratch e criar seus próprios projetos.
Este curso se destina a qualquer pessoa interessada em explorar a criatividade, se apropriando das facilidades e conhecimentos oferecidos pelo Scratch. O curso se propõe a ser, também, uma ferramenta de auxílio em uma capacitação assistida.
20 horas.
Para melhor gerenciamento do seu tempo, recomendamos a dedicação de 1 (uma) hora diária para a leitura do conteúdo e a realização das atividades propostas.
Todo o conteúdo do curso é disponibilizado em ambiente web e não possui tutoria, tratando-se, portanto, de um curso autoinstrucional.
O curso está estruturado em 4 (quatro) módulos, apresentando textos e demonstrações.
Você estabelecerá sua própria rotina de estudos e poderá realizar o curso a qualquer hora e local que lhe permita o acesso à Internet.
Módulo | Conteúdo | Objetivos Educacionais |
Primeiros passos | Introdução Conceitos básicos de programação Plano cartesiano Lógica Fazer o cadastro e acessar o Scratch |
Ao final desse módulo o aluno deve ser capaz de entender os conceitos básicos de programação, e acessar o Scratch. |
Principais funcionalidades | Editor de projeto Área de palco Área de blocos Área de Scripts Explorar Informações gerais |
Ao final desse módulo o aluno deve ser capaz de utilizar as principais funcionalidades do Scratch. |
Experimentando o Scratch | Criando um projeto | Ao final desse módulo o aluno deve ser capaz de criar um projeto no Scratch. |
Projeto final | Projeto final | Criação de um projeto final |
Neste curso, você será avaliado por meio de uma Atividade Avaliativa existente ao final do curso, com questões fechadas. As respostas serão armazenadas e corrigidas pelo sistema.
Para ser aprovado, você deve obter o aproveitamento total mínimo de 70, de 100 pontos distribuídos no curso.
O seu certificado de conclusão estará disponível para impressão se você alcançar aproveitamento igual ou superior a 70% na soma total das notas obtidas na Atividade Avaliativa prevista no curso.
Assunto | Procedimento |
---|---|
Dúvidas sobre navegação na plataforma | Contate o suporte técnico pelo 0800-7282323 ou via e-mail: css.serpro@serpro.gov.br |
Dúvidas sobre acesso e senha no ambiente de aprendizagem | Contate a gestão de cursos pelo endereço: ead.conecta@serpro.gov.br |
Comentários ou sugestões | Registre na Entrevista de Opinião sobre o curso |
Gestão do Projeto
Lucas Michelini Resende Amaral
Coordenação
Lélio Márcio Milagres de Assis
Especialistas no conteúdo
Alexandre Bertozzi da Silveira
José Carlos Ientz
Raimundo das Graças Lima Xavier
Design instrucional
Marina Marana Menezes
Marina Aguiar
Design gráfico
Willians Francisco Gimenes
Julio Cesar Luchesi Coelho
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