Guia do Aluno
eMAG/Desenvolvedor

Apresentação

Ícone do curso

Se você é um iniciante no mundo da acessibilidade, você deve estar se perguntando o que é acessibilidade na Web ou ainda, o que é o eMAG e qual sua utilidade.

Caso já tenha algum conhecimento na área, você pode estar pensando "Afinal, o que vou aprender?", "Onde vou aplicar?". Ao longo desse curso teremos tempo e espaço para responder a todas essas perguntas.

Antes disso, vamos entender como chegamos até aqui...

A acessibilidade em sites da administração pública passou a ser obrigatória no Brasil a partir do decreto nº 5.296 de 2004 que, dentre inúmeras providências em acessibilidade, decreta que será obrigatória a acessibilidade em portais e sítios eletrônicos da administração pública brasileira na rede mundial de computadores para o uso das pessoas com deficiência, fornecendo-lhes pleno acesso às informações disponíveis.

O governo brasileiro, comprometido com a inclusão, buscou, através da elaboração do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG) facilitar o acesso para todas as pessoas às informações e serviços disponibilizados nos sítios e portais governamentais.

Objetivos

Este curso tem como objetivo introduzir o conceito e a importância da Acessibilidade na Web, bem como apresentar práticas de desenvolvimento Web acessível para desenvolvedores. A base deste curso é o documento eMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.

Público-alvo

Este curso é destinado aos empregados que atuem no desenvolvimento web, bem como outros interessados no tema, que usarão os conhecimentos adquiridos no curso para suas respectivas atividades. Não há pré-requisitos para participação neste curso.

Carga horária

A carga horária total do curso é de 30 horas, com duração prevista para 6 semanas. Para melhor gerenciamento do seu tempo de estudo, recomendamos a dedicação mínima de 1 hora diária para a leitura do conteúdo e realização das atividades propostas. Sugerimos, ainda, a realização e finalização de cada módulo e das atividades conforme cronograma a seguir:

SemanaMódulo
1 e 2 1 Introdução
3 e 4 Web Acessível
5 e 6 Atividades

Metodologia

O curso eMAG - Desenvolvedores pressupõe uma proposta metodológica que considera o aluno como participante ativo em seu processo de aprendizagem. É ofertado na modalidade a distância, utilizando a estrutura disponível na UniSerpro Virtual, tanto para a leitura e análise do conteúdo quanto para a realização de atividades.

As competências para aplicação dos conhecimentos relacionados, em situações concretas demandadas no exercício profissional, serão desenvolvidas a partir da realização de atividades com questões fechadas e em formatos variados, realizadas ao final do curso.

O curso foi concebido a partir de uma estrutura modularizada e semanal, com percurso linear pelos módulos que preveem o desenvolvimento gradativo das competências necessárias à aplicação dos conhecimentos nos diferentes segmentos de atuação profissional.

O estudante aprovado terá acesso a este curso a qualquer momento, mesmo depois do seu encerramento, para consulta ao conteúdo e às atualizações que venham a ser implementadas.

Conteúdo programático

Conteúdo Programático
MóduloTópico
Introdução
  • conceito e importância da acessibilidade na Web;
  • acesso da pessoa com deficiência ao meio virtual;
  • recursos de Tecnologia Assistiva.
Web Acessível
  • recomendações de acessibilidade;
  • práticas de desenvolvimento Web acessível;
  • avaliação de acessibilidade;
  • recursos e ferramentas;
Atividades Sugere-se seguir a ordem dos exercícios conforme estão disponibilizados.

Avaliação

Neste curso você será avaliado por meio de atividades avaliativas, com questões fechadas, em formatos variados - múltipla escolha, associação, Verdadeiro ou Falso - que visam à verificação da aprendizagem sobre um dado conteúdo. As respostas serão armazenadas e corrigidas pelo sistema.

Para sua aprovação no curso, você deverá alcançar um aproveitamento igual ou superior a 70% do total dos pontos distribuídos nessas atividades.

Certificado

O certificado de conclusão estará disponível para emissão se você alcançar aproveitamento igual ou superior a 70% na soma total das notas obtidas nas atividades avaliativas previstas no curso.

Para emiti-lo é imprescindível responder à Entrevista de Opinião sobre o curso.

Canais de comunicação

AssuntoProcedimento
Dúvidas sobre navegação na plataforma Contate o suporte técnico pelo 0800-7282323 ou via e-mail: css.serpro@serpro.gov.br
Dúvidas sobre acesso e senha no ambiente de aprendizagem Contate a gestão de cursos pelo endereço: ead.conecta@serpro.gov.br
Comentários ou sugestões Registre na Entrevista de Opinião sobre o curso ou nos Fóruns de Dúvidas ou Sugestões existentes ao final de cada módulo.

Equipe responsável

Responsável técnico:

Equipe do Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS (link para novo site), em parceria com o Departamento de Governo Eletrônico (link para novo site) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Adaptação do curso para o Moodle

Equipe Uniserpro/Unite