Guia do Aluno
eMAG/Conteudistas

Apresentação

Ícone do curso

Se você é um iniciante no mundo da acessibilidade, você deve estar se perguntando o que é acessibilidade na Web ou ainda, o que é o eMAG e qual sua utilidade.

Caso já tenha algum conhecimento na área, você pode estar pensando "Afinal, o que vou aprender?", "Onde vou aplicar?". Ao longo desse curso teremos tempo e espaço para responder a todas essas perguntas.

Antes disso, vamos entender como chegamos até aqui...

A acessibilidade em sites da administração pública passou a ser obrigatória no Brasil a partir do decreto nº 5.296 de 2004 que, dentre inúmeras providências em acessibilidade, decreta que será obrigatória a acessibilidade em portais e sítios eletrônicos da administração pública brasileira na rede mundial de computadores para o uso das pessoas com deficiência, fornecendo-lhes pleno acesso às informações disponíveis.

O governo brasileiro, comprometido com a inclusão, buscou, através da elaboração do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG) facilitar o acesso para todas as pessoas às informações e serviços disponibilizados nos sítios e portais governamentais.

Objetivos

Este curso tem como objetivo introduzir o conceito e a importância da Acessibilidade na Web, bem como apresentar práticas de desenvolvimento Web acessível para conteudistas. A base deste curso é o documento eMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.

Público-alvo

Este curso é destinado aos empregados que atuem como conteudistas web, bem como outros interessados no tema, que usarão os conhecimentos adquiridos no curso para suas respectivas atividades.

Não há pré-requisitos para participação neste curso.

Carga horária

A carga horária total do curso é de 20 horas, com duração prevista para 4 semanas. Para melhor gerenciamento do seu tempo de estudo, recomendamos a dedicação mínima de 1 hora diária para a leitura do conteúdo e realização das atividades propostas. Sugerimos, ainda, a realização e finalização de cada módulo e das atividades conforme cronograma a seguir:

Carga horária
SemanaMódulo
1 e 2 Introdução
2 e 3 Web Acessível
3 e 4 Atividades

Metodologia

O curso eMAG - Conteudistas pressupõe uma proposta metodológica que considera o aluno como participante ativo em seu processo de aprendizagem. É ofertado na modalidade a distância, utilizando a estrutura disponível na UniSerpro Virtual, tanto para a leitura e análise do conteúdo quanto para a realização de atividades.

As competências para aplicação dos conhecimentos relacionados, em situações concretas demandadas no exercício profissional, serão desenvolvidas a partir da realização de atividades com questões fechadas e em formatos variados, realizadas ao final do curso.

O curso foi concebido a partir de uma estrutura modularizada e semanal, com percurso linear pelos módulos que preveem o desenvolvimento gradativo das competências necessárias à aplicação dos conhecimentos nos diferentes segmentos de atuação profissional. O estudante aprovado terá acesso a este curso a qualquer momento, mesmo depois do seu encerramento, para consulta ao conteúdo e às atualizações que venham a ser implementadas.

Conteúdo programático

Introdução:

  • conceito e importância da acessibilidade na Web;
  • acesso da pessoa com deficiência ao meio virtual;
  • recursos de Tecnologia Assistiva.

Web Acessível:

  • recomendações de acessibilidade;
  • práticas de desenvolvimento Web acessível;
  • avaliação de acessibilidade;
  • recursos e ferramentas;

Atividades:

Sugere-se seguir a ordem dos exercícios conforme estão disponibilizados.

Avaliação

Neste curso você será avaliado por meio de atividades avaliativas, com questões fechadas, em formatos variados - múltipla escolha, associação, Verdadeiro ou Falso - que visam à verificação da aprendizagem sobre um dado conteúdo. As respostas serão armazenadas e corrigidas pelo sistema.

Para sua aprovação no curso, você deverá alcançar um aproveitamento igual ou superior a 70% do total dos pontos distribuídos nessas atividades.

Certificado

O certificado de conclusão estará disponível para emissão se você alcançar aproveitamento igual ou superior a 70% na soma total das notas obtidas nas atividades avaliativas previstas no curso.

Para emiti-lo é imprescindível responder à Entrevista de Opinião sobre o curso.

Canais de comunicação

AssuntoProcedimento
Dúvidas sobre navegação na plataforma Contate o suporte técnico pelo 0800-7282323 ou via e-mail: css.serpro@serpro.gov.br
Dúvidas sobre acesso e senha no ambiente de aprendizagem Contate a gestão de cursos pelo endereço: ead.conecta@serpro.gov.br
Comentários ou sugestões Registre na Entrevista de Opinião sobre o curso ou nos Fóruns de Dúvidas ou Sugestões existentes ao final de cada módulo.

Equipe responsável

Responsável técnico

Equipe do Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS (link para novo site), em parceria com o Departamento de Governo Eletrônico (link para novo site) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Adaptação do curso para o Moodle

Equipe Uniserpro/Unite