Guia do Aluno
Direitos do Consumidor Bancário

Apresentação

Ícone do curso

Bem-vindo ao curso Direitos do Consumidor Bancário, direcionado a todos os cidadãos a fim de que tenham conhecimento dos seus direitos no relacionamento com bancos e instituições financeiras.

O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) e o Código de Defesa do Consumidor Bancário (Resolução 2.878/2001 do Banco Central) são aplicáveis às relações estabelecidas entre os bancos e seus clientes. Ambos dispõem sobre os procedimentos que devem ser seguidos pelas empresas na venda de produtos e prestação de serviços.

Em razão dessas normas, algumas atitudes são proibidas, como obrigar o cliente a contratar determinado produto em contrapartida a empréstimos e o uso de códigos em extratos.

As punições do Banco Central e órgãos de defesa do consumidor variam: podem ir de advertência e multa até o fechamento do banco que descumprir as normas impostas.

Objetivo

O curso tem como objetivo informar e dar conhecimento aos cidadãos sobre o Código de Defesa do Consumidor Bancário, preparando-os para lidar com as situações diante do seu atendimento e estar ciente dos seus direitos em relação aos serviços oferecidos ou prestados pela instituição bancária.

Público-alvo

Público em geral.

Carga horária

Carga horária do curso: 3 horas.

Metodologia

Curso disponível na internet (inscrições abertas permanentemente).

Curso apresentado a partir da simulação de situações para aplicabilidade do conteúdo.

Conteúdo programático

O curso Direitos do Consumidor será composto de atividades e conteúdos divididos em cenas.

O conteúdo do curso Direitos do Consumidor é baseado nos seguintes textos: Resolução BACEN nº 2.878, de 26 de julho de 2001; Circular BACEN nº 3.058, de 5 de setembro de 2001; Resolução BACEN nº 2.892, de 27 de setembro de 2001; Código de Defesa do Consumidor.

O curso Direitos do Consumidor é composto das seguintes unidades:

Introdução
Saiba o que é o curso Direitos do Consumidor e conheça seus objetivos. Veja como o curso pode auxiliá-lo em seu aperfeiçoamento profissional e no relacionamento com os clientes.

Cena I - Contratar com transparência
Aborda o Art. 1, da Resolução 2.878; e o Art. 1, Inciso IV, Artigos 46 e 52 do CDC da Resolução 2.892.

Cena II - O direito do Consumidor à informação
Aborda o Art. 2 da Resolução 2.892.

Cena III - Informações básicas
Aborda os Art. 3, 7, 8 e 16 da Resolução 2.878.

Cena IV - O que é dito deve ser cumprido
Aborda os Art. 4, 5 e 6 da Resolução 2.878 e o Art. 6, inciso IV e os Art. 30 e 36 do CDC.

Cena V - Atendimento igualitário
Aborda os artigos 9, 11 e 12, da Resolução 2.878; e os artigos 10 e 12, Parágrafo Único, Inciso I, da Resolução 2.892.

Cena VI - O cliente é quem decide
Aborda os Art. 15, 17 e 18 da Resolução 2.878 e os Art. 39 e 42 do CDC.

Biblioteca
Consulte os textos referentes ao curso Direitos do Consumidor e imprima o conteúdo na íntegra.

Avaliação

Exercícios de Avaliação

Não há exercícios avaliativos ou pontuados. Nem alunos aprovados ou reprovados.

Entrevista de Opinião

Com a finalidade de emitir o certificado de participação no curso, o estudante deverá responder a Entrevista de Opinião, que abrange os seguintes aspectos:

- estrutura do curso
- carga horária
- conteúdo

Certificado

O certificado de participação estará disponível para a impressão após o preenchimento da Entrevista de Opinião.

Canais de comunicação

AssuntoProcedimento
Dúvidas sobre navegação na plataforma Contate o suporte técnico pelo 0800-7282323 ou css.serpro@serpro.gov.br
Dúvidas sobre acesso e senha no ambiente de aprendizagem Contate a gestão de cursos pelo endereço: ead.conecta@serpro.gov.br
Comentários ou sugestões Registre na Entrevista de Opinião sobre o curso.

Equipe responsável

Responsável técnico
Caixa Econômica Federal

Adaptação do curso para o Moodle
Equipe UniSerpro/Unite